sexta-feira, 23 de maio de 2008

Aspectos Políticos

Polônia:
A Polónia é uma democracia liberal que adota o sistema parlamentarista de governo. O presidente é o chefe de Estado e o primeiro-ministro, chefe de governo. O governo compõe-se do conselho de ministros. Incumbe ao presidente nomear o governo por proposta do primeiro-ministro, com base na maioria parlamentar da câmara baixa do parlamento.
O parlamento polaco constitui-se de duas câmaras: o senado, com 100 cadeiras, e o Sejm, com 460 cadeiras.O poder Judiciário inclui o Supremo Tribunal da Polónia, o Supremo Tribunal Administrativo, o Tribunal Constitucional e o Tribunal de Estado.
As actuais dezesseis províncias da Polónia baseiam-se nas regiões históricas do país. As voivodias são governadas por "voivodas" (governadores) e seus órgãos legislativos chamam-se sejmiks. As voivodias sub-dividem-se em powiaty.


Albânia:
O chefe de estado é o presidente, que é eleito pelo Kuvendi Popullor, ou Assembléia do Povo. A maior parte dos 155 membros da Assembléia do Povo é eleita pelos albaneses em eleições realizadas de 5 anos em 5 anos. O presidente é ajudado por um conselho de ministros, que é nomeado pelo presidente.
A Albânia está dividida em 12 prefeituras, às vezes traduzidas como condados ou regiões. As prefeituras estão por sua vez divididas em 36 distritos, às vezes traduzidos como subprefeituras. Apesar de terem sido dissolvidos em 2000, os distritos continuam mantendo papel administrativo.




Nenhum comentário: