sexta-feira, 13 de junho de 2008

Economia

Albânia:
A Albânia é um dos países mais pobres da Europa, com metade da população economicamente ativa acoplada ainda à agricultura e com um quinto trabalhando no exterior. O país tem que tratar de uma taxa de desemprego elevada, de corrupção no governo e do crime organizado. A Albânia é ajudada financeiramente pela Itália e Grécia.
O país não exporta quase nada e importa muito da Grécia e da Itália. O dinheiro vem de empréstimos e de refugiados que trabalham no exterior.

Polônia:
Apresenta uma economia diversificada, dividida entre as indústrias de construção naval, produção de carvão, aço e energia elétrica, embora a agricultura seja a atividade econômica predominante.
O país é o sétimo produtor mundial de batata e o sexto de hulha.
O lignito extraído na bacia de Turoszów proporciona 95% da energia consumida.
Depois de uma seca em 1994, a agricultura voltou a dinamizar-se e a fornecer produtos para exportação. A batata e a beterraba açucareira são os produtos agrícolas mais importantes, juntamente com o gado porcino.
Até ao início da década de 90, a Polónia foi uma economia planificada. Após a instauração do regime democrático a economia sofreu profundas reformas e tornou-se numa economia de mercado.

Nenhum comentário: